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02 - SjLyt3W

Há na legislação brasileira a contextualização da necessidade de que as atividades escolares contenham o tema Educação e Diversidade Cultural. Isto é expresso nas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que respectivamente falam de negros e indígenas nessa inclusão. A proposta abaixo é identificar alguns padrões de erros em materiais didáticos e paradidáticos apresentados para estudantes do segmento primário e secundário.

NEGROS (LEI 10.639/2003)

IDENTIFICAÇÃO DO MATERIAL

Material didático: Atividade sobre o dia da consciência negra

abolicao

Disponível:  http://www.todaatual.com/2014/11/atividades-do-dia-da-consciencia-negra.html (07.09.2016)

O material didático não atende ao disposto na Lei 10.639/2003.

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO GRUPO ÉTNICO EM QUESTÃO

A representação gráfica está de acordo com o definido pois traz um grupo diversificado etnicamente interagindo.

PERSPECTIVA HISTÓRICA E SOCIAL

Em momento algum se coloca a perspectiva histórica e social no tocante aos desdobramentos da escravatura e suas consequências para a contemporaneidade como objetivo.

REPRESENTAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL

Nas generalizações há uma contraposição entre os indíos que não se adaptavam aos trabalhos na lavoura, os brancos que eram muito maus ou queriam a liberdade dos negros, enquanto os próprios negros são agentes passivos de olhares e visões externas sendo portanto descaracterizados quanto a motivações, história e descendência

INDÍGENAS (LEI 11.645/2008)

IDENTIFICAÇÃO DO MATERIAL

Material didático: Quebra-cabeças sobre o dia do índio.

indio

Disponível em:  http://www.ensinandocomcarinho.com.br/2012/04/projeto-dia-do-indio.html (05.09.2016)

O material didático não atende ao disposto na Lei 11.645/2008.

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO GRUPO ÉTNICO EM QUESTÃO

A indígena é representada com traços caucasianos além de vestimenta estereotipada.

PERSPECTIVA HISTÓRICA E SOCIAL

Indígena representada com adornos e vestimenta descaracterizadas quanto a identificação com povos indígenas brasileiros.

REPRESENTAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL

Completa descaracterização quanto a qualquer representação cultural de povo indígena brasileiro (ou de qualquer lugar).

MATERIAL PARADIDÁTICO (AMBOS)

IDENTIFICAÇÃO DO MATERIAL

Material paradidático:

“HISTÓRIA PARA CRIANÇAS – DIA DO ÍNDIO | OS TRUPETS”

Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=-XxSTNFc1q4 (04.09.2016)

O vídeo não atende ao disposto na Lei 11.645/2008.

PERSPECTIVA HISTÓRICA E SOCIAL

O vídeo compreende que além utilizarem pinturas e adereços estereotipados, também não faz a leitura correta das crenças indígenas e cultura quanto ao motivo da dança ou os efeitos de crença manifestados aqui através de tal dança.

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO GRUPO ÉTNICO EM QUESTÃO

Indígenas estereotipados como negros.

REPRESENTAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL

Na altura de 01:58, o indígena representado apresenta um modo de expressar-se também esterotipado e com maneirismo linguísticos não condizentes a qualquer fala indígena moderna, reforçando aquela do imaginário popular.