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O aspecto que mais me interessou em toda a disciplina foi especialmente a aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação. Meu particular interesse foi nessa área pois sou profissional de informática. Em especial para este exercício gostaria de responder a algumas perguntas efetuadas no material pois internamente eu mesmo me fiz tais questões durante ao lê-lo e respondi-as da maneira que se segue.

O QUE CARACTERIZA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE QUALIDADE?

A educação profissional de qualidade é aquela que atende às mesmas expectativas que se deseja em um grande projeto: Eficiente, eficaz e efetiva. Seguindo a esta lógica, a educação deve ser efetuada em um tempo adequado às necessidades do aluno e da escola simultaneamente, levando em conta as necessidades do mercado de trabalho. Deve ainda ser capaz de atingir aos aspectos curriculares fundamentais de modo pleno e a todos os alunos de maneira individual mas ainda assim, com o máxima performance possível ao grupo, por fim, deve traduzir-se em algo que eleve o educando a um patamar de consciência de seu papel social em que o permita exercer a cidadania de modo completo e perene. Em termos simplificados, a educação profissional deve ser um agente transformador na vida dos indivíduos envolvidos no processo de educação.

COMO DEVE SER UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE?

A escola profissionalizante deve conciliar a prática e a teoria de modo que o cidadão possa estabelecer a ponte entre sua realidade individual e a realidade do mercado de trabalho através de uma educação teórica que compreenda aspectos voltados à prática profissional, com embasamento suficiente para que permita a este aluno evoluir profissionalmente e alcançar o máximo possível e esperado por si e pela sociedade, além disso deve ter laboratórios, visitas supervisionadas e estágios que situem o aluno na profissão de modo que este perceba quais os principais desafios a serem enfrentados após a formação.

QUAL O PERFIL DO ALUNO QUE DEVEMOS FORMAR?

O termo consciência é válido aqui mas torna-se de aspecto amplo ao tratar de consciência social (moral) que permite ao aluno compreender a sociedade ao seu redor e seu papel nesta sociedade e também a autoconsciência que transforma seus anseios e permite-o ser um indivíduo empático quanto aos outros profissionais e pessoas de maneira geral, assim, realizando  seu papel social e chegando à autorrealização.

QUAL É O PERFIL DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NESSA ESCOLA, NOTADAMENTE, O DO PROFESSOR?

O professor tem o papel transformador e, é ele quem deve servir de exemplo aos alunos, através da honestidade quanto ao que lhes ensina e às necessidades daquilo que lhes é ensinado. Deve ainda ser a principal fonte de inspiração aos alunos e em todos os aspectos ser cônscio de que é responsável pela visão de mundo do trabalho que seus alunos terão. Em outras palavras, é ao professor que os alunos olharão e verão do que são capazes de alcançar.

COMO DEVE SER O PROCESSO DE GESTÃO DO PROCESSO EDUCATIVO?

Tal gestão deve ter objetivos e ainda assim ser plenamente participativo mas guiado. A visão de que o professor é a fonte detentora de todo o poder não é mais real a partir do momento que a gestão do conhecimento e algo plenamente universal (em especial com o uso da internet e fontes de comunicação). O professor é aquele que deve gerenciar que conteúdos e de que maneira estes conteúdos devem ser explorados, mais ainda, deve guiar aos alunos de modo que alcancem com êxito os objetivos almejados por si e previstos pelo currículo escolar.