Uma miríade de ideias.
Navegação

Você também pode navegar através do teclado:

:Próximo post
: Post anterior

No Twitter

 

MÍDIA SELECIONADA (Tipo: Rádio, TV, Internet, etc…)_

Internet

TÍTULO (do artigo, comercial, programa, site, etc…)

Canais do Youtube “Isaac Horta em apartamento” e “Pomar e horta em vasos”.

Respectivamente: https://www.youtube.com/channel/UCoviLqsSnbxIfE1hA1De-3w/featured e https://www.youtube.com/channel/UC2aPp2PaqLJHT4XZMbzBe0g

RESUMO (Descrição do que foi Veiculado)

Criação de horta com dicas de adubo, irrigação e poda de vegetais para locais com pouco espaço.

OBJETIVO GERAL (Qual foi o objetivo principal da proposta de mídia analisada? O que se pretendeu com o que foi veiculado na mídia?)                     

Proporcionar ações voltadas à produção de mudas arbóreas e hortaliças na escola com objetivo de que os alunos possam construir uma horta em sala de aula ou no ambiente escolar.

PONTOS POSITIVOS IDENTIFICADOS: (O que funcionou? o que foi bem veiculado?)

Considerando que este é um exercício teórico, coloca-se aqui uma reprodução da professora Lucielle Bertolli da Escola Estadual Helena Dionysio de Curitiba – PR que aponta em seu blog Horta Escolar – Escola Estadual Helena Dionísio (Disponível em: https://goo.gl/6wrivP ) a partir do relato dos próprios alunos:

“- Ajudamos uns aos outros

  • A horta ficou muito bonita

  • Plantamos várias plantas diferentes

  • Plantamos sementes

  • Aprendemos a plantar e gostar de mexer na terra

  • Aprendemos a gostar da natureza

  • Ajudamos com a alimentação da escola

  • Além de aprender nos divertimos

  • Aprendemos a tomar cuidado com as ferramentas

  • Temos uma alternativa para nosso futuro, podemos utilizar o conhecimento compartilhado na horta para futuramente investir na agricultura, mesmo que seja em pequena escala”

PONTOS NEGATIVOS IDENTIFICADOS: (O que não funcionou? O que não foi bem veiculado?):

Ainda em relação ao item anterior, a própria atividade elenca:

“- Encontramos “hóspedes” nas plantas, como insetos, aranhas, caracóis.

  • Vimos como é difícil limpar e cuidar de uma horta

  • Não temos materiais suficientes

  • Algumas pessoas não colaboram com a horta, destruindo o que plantamos e jogando lixo

  • Temos que limpar a horta praticamente todos os dias”

SUGESTÕES:

É possível identificar que a identificação dos itens terá a ver com o perfil da turma, da  dimensão social em que a escola está ambientada e, em última instância  a(s) disciplina(s) que serão trabalhadas durante a criação do projeto pois, de acordo com a maneira que será feito os pontos positivos e negativos poderão variar entre si e, a abordagem efetuada pelo vídeo deverá ser contextualizada pelo professor.

 

Contribuiu Simone Moreno.