Uma miríade de ideias.
Navegação

Você também pode navegar através do teclado:

:Próximo post
: Post anterior

No Twitter

 

Série (1ª a 5ª série do Ensino Fundamental 1 ) 5ª série do Fundamental 1
Disciplina História
Tema Cyberbullying
Objetivos:

 

·         Conceituais

·         Procedimentais

·         Atitudinais

 

Conhecer a história e motivos envolvidos no bullying cibernético através de leis e casos reais em que houve envolvimento da temática abordada, demonstrando a relação causa-consequência deste tipo de comportamento.
Identificação do Método:

 

·         Exposição pelo professor

⃝ demonstração

⃝ ilustração

⃝ exemplificação

·         Trabalho em grupo

·         Trabalho de Projeto

 

O método expositivo incluirá ilustração através de vídeos e apresentação de slides.

O trabalho em grupo será voltado a trazer exemplos para a discussão em sala de aula com objetivo, inclusive, de reconhecer se há algum caso entre os estudantes.

O trabalho de projeto envolverá a confecção de um material pelos próprios alunos para a conscientização das outras séries.

Estratégias (podendo selecionar mais de uma estratégia):

 

(   ) Pesquisa

(   ) Estudo de caso

(   ) Estudo dirigido

(   ) Situação – problema

(   ) Entrevista

(   ) Dramatização

(   ) Estudo de texto

(   ) Discussão orientada

(   ) Composição de painel

(   ) ……………………….

 

Utilizar-se-á as estratégias: Pesquisa, estudo de caso, estudo de texto, discussão orientada, composição de painel e júri simulado.
Recursos humanos, materiais e ambientais

 

(   ) Apoio das equipes: pedagógica, administrativa e de serviços gerais

(   ) Material bibliográfico

(   ) Material de tecnologia da informação e da comunicação ( Internet, DVD, …)

(   ) Material para elaboração de trabalhos ( do papel ao computador)

(   ) Acervo de gravuras

(   ) Espaços da sala de aula

(   ) Acesso de espaços além sala de aula

(   ) ……………………….

 

Para fins de materiais se utilizará Projetor e computador, a própria sala de aula, laboratório de informática e materiais para executar o painel (Cartolina, cola, Glitter, etc.).

Caso seja possível nas dependências da escola, um local físico para a exposição dos painéis feitos pelos alunos.

Descrição de uma atividade em que haja visibilidade do método selecionado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao expor sobre o tema Cyberbullying, coloca-se um filme sobre o tema (Elefante, Tiros em Columbine, Bully, etc.) e discute-se  com os alunos sobre a maneira que o filme correu, como eles fariam para evitar tal situação, por que os crimes ocorreram, quem estava envolvido, como eles se sentiam em relação a isso, etc.

A partir daí iniciar a teoria relacionada ao Bullying, passando por mais exemplos até concluir com uma roda de conversa para a verificação dos conhecimentos adquiridos.

Após, pedir aos alunos que produzam cartazes para conscientizar os seus colegas de outras turmas.

Tendência Pedagógica (Apresentando a justificativa da opção)

 

(   ) Nova

 

(   ) Progressista

 

(   ) Nova / Progressista

Será utilizada a tendência progressista por conta da maneira que se deseja que os alunos verifiquem, em um contexto sociopolítico de aprendizagem se os conhecimentos adquiridos são aplicáveis aos seus cotidianos e visão de mundo.

Neste sentido, o uso prático das discussões far-se-á mediador entre o conhecimento teórico e empírico do corpo discente, aplicando a um tema presente em suas vidas, contudo, pouco abordado adequadamente.

Por fim, como parte-se do pressuposto que o aluno sabe algo acerca do tema, a exploração de tal tema a partir dessa visão empírica torna bem situada na tendência pedagógica progressista.