Uma miríade de ideias.
Navegação

Você também pode navegar através do teclado:

:Próximo post
: Post anterior

No Twitter

48712578-cached
A abordagem que o ensino médio dever ter é aquela que prepare o aluno para o objetivo de vida que este possui, preparando-o para a profissão que este deseja prosseguir, portanto, há espaço para uma educação mais voltada para a academia, bem como há espaço para o ensino técnico, de acordo com o que o aluno pretende.
É inerente também a este período da vida dos alunos que estes talvez ainda não estejam preparados para tomar uma decisão de escolha de carreira/profissão de imediato, portanto, deve ser a escola capaz de avaliar e apresentar-lhe opções de maneira que permita-o escolher.
A formação ideal é aquela que prepara o aluno nas disciplinas que lhe serão essenciais para enfrentar os desafios da vida adulta, dando-lhe bases suficientemente concretas para que este escolha o que deseja prosseguir. Caso escolha por um ensino profissionalizante, que a escola permita-o fazer um curso com a conclusão mais profissionalizante (por exemplo um curso complementar apenas com matérias técnicas de duração de um ano). Caso escolha por uma carreira mais acadêmica, que a escola permita-o escolher por fazer um curso preparatório para o meio acadêmico (não no modelo pré-vestibular mas que dê ênfase às disciplinas base do curso pretendido).
Um modelo de ensino que tenha esta abordagem permite aos alunos com menor poder aquisitivo que aprendam uma profissão de maneira rápida e objetiva e galgue oportunidades competitivas quando (e se) desejar fazer carreira acadêmica em algum momento. Da mesma maneira prepara o discente acadêmico com a base e enfoque necessário à carreira que deseja, por exemplo, estudar biologia quando se deseja fazer contabilidade; a este aluno serão vistos itens mais voltados para a área de ciências exatas e, por conseguinte, o interesse aumenta e o torna melhor aluno no curso superior.
Conclui-se aqui que a ideia seria uma escola que se pretenda formar cidadão capazes de seguir a profissão que desejam e exercê-la plenamente preparados pela base que o ensino médio provê.