Uma miríade de ideias.
Navegação

Você também pode navegar através do teclado:

:Próximo post
: Post anterior

No Twitter

A proposta é tornar conhecido e analisar através da análise jornalística o tema “A Guerra da Síria” através de um ponto de vista midiatico.

Síntese

A guerra da Síria já está a decorrer há mais de seis anos e tomou vidas de mais de duzentas e cinquenta mil pessoas. Tal guerra é travada entre soldados que apoiam o presidente da Síria (Bashar al-Assad) e um grupo de guerrilheiros conhecidos como “rebeldes”, que são contrários ao seu governo.

Três reportagens acerca do tema:

1- Imagem de menino ferido vira novo símbolo da guerra na Síria (site: http://glo.bo/2b3CLlf)

2-Pai de menino Sírio morto em praia fala a brasileiro sobre a tragédia familiar (site: http://www.correiodoestado.com.br/brasilmundo/pai-de-menino-sirio-morto-em-praia-fala-a-brasileiro-sobre-tragedia/261947/)

3- Nadadora Síria Yusra Mardini é nomeada embaixadora da boa Vontade do ACNUR (site: https://nacoesunidas.org/nadadora-siria-yusra-mardini-e-nomeada-embaixadora-da-boa-vontade-do-acnur)

Análise dos acontecimentos:

 Na primeira reportagem apontada para análise é descrita como vítima de tragédia recorrente a uma guerra cruel que atingi pessoas civis inocentes, sem chance de defesa.

A segunda reportagem descreve a realidade de uma família fugindo de um pais em conflito num ato desesperado de refugio em outro pais que acaba vitimando a perda de seus dois filhos e esposa em alto mar, onde o corpo de uma das crianças é encontrado em uma praia.

Já a terceira narra a história de uma menina Síria refugiada de uma zona de guerra que se tornou símbolo de perseverança para salvar sua família e através do esporte superou todos os obstáculos, representando seu pais nas olimpíadas de 2016 e nomeada embaixadora da Boa Vontade da Agência da ONU para os refugiados (ACNUR).

 A primeira reportagem tem a fonte de noticia original realizada por uma empresa alemã de radiodifusão Deutsche Welle, com sedes em Bonn e Berlim, que transmite para os exteriores programas de rádio, além de oferecer uma programação televisiva e um amplo portal online em 30 línguas.

A segunda é de uma empresa pública, Reuters AFI: agência de notícias britânica, a maior agência internacional de noticias do mundo com sede em Londres.

A terceira reportagem tem fonte no programa de Alto Comissariado das Nações Unidas para refugiados com a sigla ACNUR em português e UNHCR em inglês, é um órgão das Nações Unidas.

Nenhuma das empresas citadas tem perfil partidário ou religioso para serem apontadas.

Conclusão

Escolhidas como sub temas todas tem ligação com a Guerra da Síria, onde destacam personagens diferentes, suas historias de vida em suas respectivas reportagens perdas e vitórias narradas e divulgadas pela imprensa recebidas de forma trágica para o Brasil e o mundo nos dias atuais.

O professor deve se posicionar a partir de um bom planejamento de forma que alcance a sistematização científica e conseqüentemente desmistifique os limites de senso comum. Formalizando através de pesquisas troca de saberes e autonomia discente de apuração dos fatos quanto a sua veracidade, antes da sua propagação com demais redes de comunicação, garantindo a integridade das noticias.

 

Contribuiu Simone Moreno