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Utilização de uma ferramenta da web 2.0 como maneira de estudar a pluralidade cultural.

O QUE É PLURALIDADE CULTURAL

A pluralidade cultural proporciona aos alunos a possibilidade de “compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia-a-dia atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito”. (BRASIL, 1997)

O QUE É WORDPRESS

O WordPress é uma plataforma de desenvolvimento escrita em PHP inicialmente associada à construção de sítios pessoais (blogs). O uso do wordpress motivou-se, em especial, por conta da experiência dos desenvolvedores do projeto com a tecnologia em questão.

O wordpress permite uma extensão de funcionalidades ao utilizar o conceito de Hooks ou Plugins que são, segundo BRAZELL, 2010 (p. 70) “Hooks are an extensive part of the WordPress plugin architecture and are essential to the concept of modifying WordPress behavior without modifying any core code.” (Em tradução livre “Hooks são uma parte extensiva da arquitetura de plug-ins do WordPress e são essenciais ao conceito de modificação do comportamento do WordPress se modificar qualquer código do seu núcleo”), o que permite de sobremaneira aumentar o alcance do sítio e personalizá-lo de acordo com as necessidades do projeto.

A aplicação de blogs (como o WordPress, Blogger, Livejournal, etc) permite ao professor que possa construir em conjunto com seus alunos um local para que possa registrar questões que sejam relacionadas ao tema transversal (seja ele qual for) de maneira que possa mediar, averiguar e estender o alcance da sala de aula, permitindo integrações com outras tecnologias da web 2.0 (e 3.0) colocando conteúdos de diversas fontes (Wikis, Fóruns, Videos, Redes sociais, etc) de maneira dinâmica e construída coletivamente – que é exatamente a temática aplicada aos alunos da Web 2.0.

PLANEJAMENTO

TÍTULO DA ATIVIDADE  

Jornal da classe

TEMA TRANSVERSAL Todos

(Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e consumo, Pluralidade cultural).

SEGMENTO DE ENSINO E SÉRIE Todos, desde que alfabetizados.(Guardando a proporção de acordo com o nível de aprendizagem de cada turma, incluindo-se aqui séries para alunos especiais).
OBJETIVO GERAL DA ATIVIDADE Integrar conhecimentos a alunos através da construção de um portal de conhecimentos de maneira a deixar um legado para a comunidade.
RECURSOS E FERRAMENTAS A SEREM UTILIZADOS Sítio de internet construído com ferramenta de Blog (sugestão, WordPress).Redes sociais, Vídeos, Imagens, Textos e trabalhos escolares desenvolvidos em sala de aula.
ETAPAS DA ATIVIDADE 1 – A Escolha do conteúdo efetuada pelos próprios alunos;2 – Desafios do tema escolhido (desenvolvimento teórico);

3 – Aplicação do tema escolhido ao cotidiano discente;

4 – Apresentação em sala de aula;

5 – Ações de publicação e distribuição em redes sociais/internet.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO Cada etapa deverá contar com a participação dos alunos de maneira que estes reúnam e decidam que recursos devem estar dispostos e de que maneira tais recursos devem ser distribuídos à comunidade através do jornal.Pode-se fazer um trabalho mais extenso ou menos extenso de acordo com o período programado.

 

EXECUÇÃO

 

TÍTULO DA ATIVIDADE  

Jornal da classe

TEMA TRANSVERSAL Diversidade cultural

(com potencial para todos os temas).

ENDEREÇO DO PRODUTO DESENVOLVIDO (LINK) estudandohistoriaead.wordpress.com
FERRAMENTA DA WEB 2.0
  • Blog
GRAU DE DIFICULDADE X Baixo
Médio
Alto
DESAFIOS ENCONTRADOS Não houve quanto à tecnologia.

 

O principal desafio será aderência e disponibilidade das tecnologias.

 

Serão desafios a esta atividade a própria resistência docente quanto à implantação, idem ao acompanhamento dos pais quanto às atividades.

 

Referências:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

BRAZELL, Aaron, Publisher: WordPress Bible, Wiley Pages: 672. Publish year: 2010.