A pior coisa que um invasor pode querer é que você utilize a mesma senha para tudo.
Minha dica é bastante simples. Utilize uma combinação difícil e única e algo fácil de lembrar pela lógica. Como assim?
Lojas Americanas: 2Megazord*Pão com Maionese
Gmail: 2Megazord*Juju usa dentadura
Reddit: 2Megazord*RIHANA
Em outros termos de segurança: Um número, Uma combinação de palavras que só para você faz sentido, Um caractere especial, Maiúsculas e Minúsculas.
Na maioria das vezes o invasor quer é que você tenha a mesma senha pois há alguns métodos de hacking:
1 – Engenharia social: Descobre-se sua senha a partir de mecanismos sociais tipo ligar para a pessoa se passando por suporte, um email, sms, etc. A própria pessoa passa a senha.
2 – Força Bruta – Pega-se um dicionário de senhas e roda-se no serviço até funcionar. É para isso que você clica naquele “Eu não sou um robô” (Captcha é o nome) nos sites. Hoje é praticamente coisa de novato.
3 – SQL/SCRIPT injection – Se faz uma coisa chamada (Man in the middle) homem no meio em que se fica monitorando tudo o que é trafegado naquela rede, inclusive senhas. Geralmente requer um cavalinho de tróia.
4 – “Vazamentos” de informações. Esse é o mais comum e geralmente é aquele que você pode ser vítima caso tenha a mesma senha em todos os lugares. Imagina que você tem sua senha cadastrada no site da tia teteca. O site da tia teteca tem seus dados vazados. Sabe-se sua senha e seu email pelo menos. O resto é história.
Note que na maioria das vezes o invasor não quer pegar seu email e trocar sua senha mas simplesmente utilizar ele as vezes. Você nem perceberia até ser tarde demais.
Esse é meu conselho: Troque suas senhas para algo mais seguro.
Em tempo: Fica ainda a dica de uso de gerenciadores de senhas (Por exemplo: Avast, Dashlane, Kaspersky ou Lastpass) e da autenticação de dois fatores.
Deixe um comentário