1 – O mercado de trabalho enxerga sua cor, seu sexo e sua aparência (estética e apresentação). Não há nada que vc possa fazer contra isso. Há cargos que vc entrará e outros que não. Aceite e mude conforme possível.
2 – O mercado enxerga sua idade.
Sua idade é relevante na maneira que as pessoas te percebem. Costumo explicar assim:
Até 23 anos vc é Junior/Estagiário. Mesmo que seja experiente, raramente vão te levar a sério.
Entre 23 e 30 anos você é pleno. As pessoas esperam certas coisas, certo nível de conhecimento e maturidade mas entendem que vc não está maduro para liderança.
Entre 30 e 50 anos você é sênior. As pessoas esperam que você seja bastante experiente e que esteja preparado para chefia/liderança de equipes.
Com mais de 50 anos você é consultor. As pessoas esperam recorrer a você quando se deparam com problemas difíceis e que requerem experiência + conhecimento técnico.
Entenda em que momento você está e isso pode ajudar você e sua empregabilidade.
3 – Não minta.
Parece óbvio mas se você é menos qualificado para um cargo ou se vc fez algo que não devia (obviamente que não seja um crime ou ilegal), não minta. Diga a verdade e arque com as consequências. Isso aumentará seu nível de confiança no ambiente trabalho.
4 – Seja polido e cordial.
“Desculpas”, “licença”, “obrigado” e “bom dia” nunca são demais.
“Lembrar-se do nome das pessoas é música para os ouvidos de todos” (Li isso aqui). Mas não lembrar deixa de ser um problema se vc é cortês com as pessoas.
Importante: O ambiente de trabalho não é um bar.
5 – Cuidado com a língua portuguesa
Revise todos os textos que enviar para que tenha uma ortografia adequada e o mais correta possível.
Ao falar, evite gírias e subjetividades. Não seja sarcástico/irônico. Expresse-se de maneira CCC: Clara, concisa e cordial.
6 – Não há visão política no ambiente de trabalho
Sua visão politica no ambiente de trabalho deve ser nula. Você pode ser de esquerda, direita, centro, cima, baixo, etc. na sua vida pessoal, no trabalho isso não deve ficar aparente. Mesmo que vc tenha algum apoio seu chefe ou seus clientes podem ter uma visão diferente.
Aprenda argumentos de todas as visões de temas diferentes. Não precisa ser seu ponto de vista mas entender o do outro pode gerar muitas oportunidades.
Essa dica expande-se a religião e qualquer assunto polêmico. Guarde isso para sua vida pessoal.
7 – Trabalhar não é lazer
Se estão te pagando para fazer algo, leve a sério. As pessoas são muito sérias quando se trata de dinheiro.
Aqueles dizeres sobre ter prazer no trabalho são, em sua maioria, falsos: Você vai tendo mais experiência e com o tempo para de enfrentar certos problemas, logo o trabalho fica mais fácil/automático e você se habitua.
Trabalhar não é bom. Os frutos do trabalho são bons.
Leve seu trabalho a sério (o que não significa ficar sério) o tempo todo. Isso é uma medida de promoção na maioria das empresas.
8 – Aprenda a fazer seleção de emprego
Cursos de como se comportar em entrevistas ou como fazer o seu currículo são importantes pois são feitos exatamente pela galera do RH, que é quem vai fazer sua entrevista. Eles não não técnicos e não entendem da sua área de atuação mas sabem se vc seguiu certos passos.
9 – Regras existem para…
Regras existem para serem seguidas mas se vc percebe algo que pode prejudicar à empresa, avise a sua chefia. Por escrito preferencialmente. As coisas sempre sobram pra quem está na linha de frente.
10 – Estude.
Estude sempre. Lembre-se que estudar não significa fazer um curso formal.
Duas maneiras que acho interessantes:
A – Oferecer ajuda a um colega de trabalho quando você estiver mais folgado. Vc aprende o que ele faz e geralmente cria um vínculo (não necessariamente precisa de ser a chefia e tome cuidado com os preguiçosos que vão tentar te empurrar tarefas deles)
B – Youtube. Veja um vídeo por dia de algo que você não sabe ou de algo da área da empresa que você trabalha. Lhe dará mais base para muitas coisas.
Se você não tem cursos de nada, o mercado sempre vai te pagar pouco pois tem muita gente igual por aí aceitando ganhar menos. Se qualifique.
Sabe aquela fila que aparece na TV de pessoas procurando emprego e a pessoa quando é entrevistada sobre vaga de que está buscando ela responde: “Qualquer coisa?” Esse é um bom indício de despreparo.
Faça curso de auxiliar administrativo, de padeiro, motorista, etc. Nunca é demais ter outra profissão mesmo que você esteja empregado.
Para finalizar fica uma observação simples mas direta: Não tenha medo de atuar em uma área diferente da qual você estudou. As vezes as coisas são assim mesmo.
Deixe um comentário