Para BROWN apud PIMENTA(2009) estereótipos são “características atribuídas a determinados indivíduos por pertencerem a uma categoria especifica”, para TAIJFEL apud PIMENTA (2009) “os estereótipos são 30 atribuições de características psicológicas gerais a grupos humanos”.
Para CARVALHO(1997) etnocentrismo “consiste em privilegiar um universo de representações propondo-o como modelo e reduzindo à insignificância os demais universos culturais ‘diferentes’”.
CUCHE apud GUSMÃO (2008) afirma que o principal aspecto do relativismo cultural é afirmar que “(…) a dignidade de cada cultura exalta o respeito e a tolerância em relação a culturas diferentes. Na medida em que cada cultura exprime um modo único de ser do homem(…)”. A questão principal envolvida nos três conceitos e que tem a ver com o contexto indígena é o centro da significância cultural e, termos da sociedade “moderna”, considerando que o indivíduo inserido em uma comunidade indígena no Brasil não é em nada inferior a um indivíduo inserido numa grande metrópole. São apenas questões culturais diferentes. Dadas estas proporções, estereótipos são ultrapassados, questões etnocêntricas são observadas mas ressignificadas e o relativismo cultural torna-se a principal maneira que as sociedades passam a ver-se mutuamente.
Fontes:
PIMENTA, Rosely Pereira Barbosa. Atribuição de responsabilidade da atual situação do índio e o preconceito contra os povos indígenas brasileiros / Rosely Pereira Barbosa Pimenta. – 2009., disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/2024/1/Rosely%20Pereira%20Barbosa%20Pimenta.pdf
CARVALHO, José Carlos de Paula. Etnocentrismo: inconsciente, imaginário e preconceito no universo das organizações educativas.Interface (Botucatu), Botucatu , v. 1, n. 1, p. 181-186, Aug. 1997 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831997000200014&lng=en&nrm=iso>. GUSMAO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade.Pro-Posições, Campinas , v. 19, n. 3, p. 47-82, Dec. 2008 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072008000300004&lng=en&nrm=iso>.
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