Data de leitura: 02/01/2023
Autor: Arthur H. Bell & Dayle M. Smith.
ISBN: 8500225718
Sinopse: A Solução para lidar com clientes, Colegas e mesmo chefes difíceis, consiste em compreender o que os condiciona e por que você reage a eles de uma certa maneira. Veja aqui como trabalhar, com eficiência com essas personalidades difíceis com as quais você convive no ambiente de trabalho.
Opinião: Livro muito objetivo e prático. É sempre interessante se olhar através de um livro de autoajuda.
Prós: Livro muito simples de compreender e aplicável a vários modelos de relações profissionais, em especial útil para a gestão que deseja compreender o mapeamento das relações entre pessoas em seu setor, em especial, muito útil na resolução de conflitos e motivação da equipe, incluindo no modo de equilibrar chefias e equipes.
Contras: O livro acaba se inserindo em um contexto específico e muito mais aplicável para o modelo dos Estados Unidos. Muitas das colocações e constatações do autor não são aplicáveis para o contexto empresarial brasileiro, inclusive de personalidade e conflitos geracionais.
Fica bastante claro que os autores são fortes representantes da Geração Baby Boom, talvez tentando dialogar com a geração X, afinal livro é de 1994. Este fato, por si, não é um problema mas limita a visão do autor em relação a outros modelos e relações de trabalho.
Coloco aqui um pequeno exemplo em uma empresa que é familiar ou não possui um RH, a maioria dos exemplos não se aplicam. Mais ainda: Esses são os exemplos onde haverá o maior conjunto de pessoas difíceis e sem impossibilidade de desligamentos ou transferências.
Nota (1 a 5): 3
Atenção: A opinião, prós e contas, além da nota deste livro são estritamente de acordo com minha opinião pessoal e, por conta disso, pode divergir da sua. E tudo certo nisso.
Acha que minha opinião não faz sentido ou possui algum erro? Comente abaixo, por favor e a gente vai se falando.
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