Data de leitura: 05/01/2023
Autor: Simon Sinek.
ISBN: 9788543106649
Sinopse:
Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários?
Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê.
Ao publicar esse livro, o autor iniciou um movimento que tem ajudado milhões de pessoas a encontrar um sentido maior no próprio trabalho e, assim, inspirar colegas e cliente…
Opinião: Gosto muito do autor e, tive o primeiro contato com seu modo de pensar em um Ted Talk lendário a uns anos atrás. O livro a primeira vista parece muito bom mas é uma palestra que foi aumentada para virar um livro: A ideia central é maravilhosa mas o modo de entregar a mensagem é enfadonho.
Prós: A ideia central é ativar a perspicácia do leitor na direção de compreender o porquê do mundo, o “quê” e “como” são derivados desse porquê e, principalmente compreender a “ideia por trás da ideia” de um grande negócio.
Contras: O livro em seu primeiro capítulo empolga mas quando fica em círculos no mesmo caso da Apple (com a licença da palavra) o autor parece ser um daqueles “fanboys” da marca. O livro fica enfadonho ao se revolver nos mesmos exemplos e casos de sucesso, já populares com a geração X. Há muitos casos de sucesso que poderiam ser explorados e acabaram sendo “comprimidos” nos últimos capítulos em detrimento a um uso extensivo do caso da Apple e Bill Gates (Não, não é Microsoft, a pessoa Bill Gates).
O autor cita o “Círculo dourado” algumas vezes, todavia não fornece maiores pistas sobre o que se trata, como se fosse conceito estabelecido para todos os seus leitores (o que não é o caso da maioria).
Por fim, o ritmo do autor é formulaico, como se estivesse escrevendo uma peça de marketing em que precisa retornar a determinados conteúdos continuamente, de forma a tentar prender a atenção do leitor. Me parece que o autor investiu mais na forma de que no conteúdo ao adotar um padrão para a escrita, o que parece uma tentativa de expandir conteúdo a partir de uma ideia central concisa.
Nota (1 a 5): 2
Atenção: A opinião, prós e contas, além da nota deste livro são estritamente de acordo com minha opinião pessoal e, por conta disso, pode divergir da sua. E tudo certo nisso.
Acha que minha opinião não faz sentido ou possui algum erro? Comente abaixo, por favor e a gente vai se falando.
Deixe um comentário