Data de leitura: 03/02/2023
Autor: Dale Carnegie.
ISBN: 8504004864
Sinopse: Livro é voltado para a arte de se relacionar com as pessoas, técnicas simples, porém, de extrema eficácia nos relacionamentos interpessoais. Com experiências vivenciadas pelo próprio autor e outras ocorridas em sua época por ilustres pessoas a sua volta, como Winston Churchill, John D. Rockefeller, Eleanor Roosevelt, Daniel W. Josselyn, General George C. Marshall, Henry Ford e Abraham Lincoln. Dale Carnegie, em linguagem simples, ensina a arte nos relacionamentos.
A primeira publicação da obra foi em 1936, com uma tiragem de apenas cinco mil exemplares, devido ao fato de não serem previstas vendas acima desse número. “O livro tornou-se, do dia para a noite, um êxito estrondoso”, disse Dorothy Carnegie, a esposa de Dale. “Como fazer amigos e influenciar pessoas” conquistou seu lugar na história da editoração como um dos best-sellers internacionais de todos os tempos. O livro tocou num nervo e preencheu uma necessidade humana que estava além de uma simples moda gerada pelos dias que sucederam à Depressão…”.
Até hoje, com mais de 50 milhões exemplares vendidos (segundo consta nas edições mais recentes), o livro (ISBN 8504004864) tem sido de grande ajuda às pessoas no que diz respeito ao relacionamento e modo de agir com o próximo, pois faz com que as pessoas parem e reflitam sobre suas atitudes, e mostra também o que elas podem melhorar.
A última grande atualização no conteúdo do livro foi em 1981.
Opinião: Este livro é um clássico e leitura obrigatória para todas as pessoas que trabalham. Leitura simples e objetivos palpáveis. Gerenciar pessoas é simples, desde que se compreenda o quanto as pessoas são fundamentais para cada projeto e cada empresa.
Prós: A obra é prima quanto à administração de pessoas. Ensina com clareza e objetividade as vantagens de tratar pessoas como pessoas. A maior lição do livro é na direção de tratar as situações como elas se apresentam e, em especial que há consequências para maus funcionários, porém, há esperança para os demais, ainda assim, há uma ética que deve estar circunscrita a todo tempo.
Contras: A única questão do livro é seu título, pois passa uma ideia diferente do que realmente é a proposta do livro. O livro tem exemplos datados mas é algo anacrônico pensar que um livro escrito em 1936 tenha exemplos do mundo da computação e celulares. Os exemplos são tão tangíveis quanto os atuais, sem qualquer prejuízo na leitura.
Nota (1 a 5): 5
Atenção: A opinião, prós e contas, além da nota deste livro são estritamente de acordo com minha opinião pessoal e, por conta disso, pode divergir da sua. E tudo certo nisso.
Acha que minha opinião não faz sentido ou possui algum erro? Comente abaixo, por favor e a gente vai se falando.
Deixe um comentário