Gerente minuto

Data de leitura: 08/02/2023

Autor: Ken Blanchard e Spencer Johnson.

ISBN: 9780002180610

Lançado originalmente em 1981, O Gerente-Minuto revolucionou o conceito de liderança, que passou a ser associado à agilidade. O símbolo do Gerente-Minuto, a indicação de um minuto no mostrador de um relógio digital, é defendido por Ken Blanchard e Spencer Johnson para nos lembrar que devemos reservar um minuto de nosso dia para olhar as feições das pessoas que gerenciamos e nos conscientizar de que são nossos bens mais importantes. São elas que podem trazer melhor desempenho e produtividade para a empresa, em especial em momentos de adversidade.

O mundo mudou muito nas últimas quatro décadas. As pessoas hoje procuram maior realização no trabalho e na vida. Elas desejam se sentir engajadas e fazer uma contribuição significativa para o mundo, estando menos dispostas a trocar horas de trabalho para atender a necessidades particulares. A hierarquia vertical foi substituída pelo relacionamento lado a lado. As organizações precisam atuar com maior rapidez e menos recursos para acompanhar essas constantes mutações, assim como as atualizações na tecnologia e nas ferramentas de trabalho.

O Novo Gerente-Minuto entende tudo isso e trata seus funcionários sabendo o quanto são essenciais para o sucesso da organização. Ele também compreende que atrair e manter talentos é prioridade máxima. O mais importante é a maneira de usar essa nova abordagem.

Esta nova edição do clássico atende a um novo mundo. Os segredos práticos já consagrados – Objetivos-Minuto e Elogios-Minuto – ganharam um terceiro talento atualizado: Redirecionamentos-Minuto.

Não importa se sua empresa é uma multinacional, pequena ou média. Não importa que você tenha poucos ou mesmo nenhum colaborador direto. Os conceitos de O novo Gerente-Minuto podem ser aplicados em qualquer ambiente de trabalho, melhorando a qualidade dos relacionamentos e ajudando as pessoas que trabalham e convivem com você a obterem resultados melhores em menos tempo, com menos desgaste e com maior produtividade e satisfação de todos os envolvidos. Um guia de valor incalculável para o executivo moderno.

Opinião: Tenho uma opinião muito particular quanto a este livro pois foi um dos livros que percebi aplicar-se diretamente a técnica de SCRUM que é muito frequente nos dias atuais para gerenciamento de projetos de T.I.. Gerenciar pessoas tem a ver diretamente com compreender a maneira que as pessoas “funcionam” e este livro dá pistas diretas de como fazer para que as pessoas atinjam as metas e sintam-se parte do todo, o que contrapõe a lógica Fordista mas ao mesmo tempo se complementa a ela.

Prós: É um livro que permite ao leitor compreender como gerenciar equipes heterogêneas, independente do escopo do projeto ou de sua dimensão. Gestão de pessoas, gestão de tempo, gestão de recursos e gestão de clientes são assuntos abordados e possíveis de aprender nesta obra de leitura rápida e fácil.

Contras: O início do livro é enfadonho ao aparentar um texto mais científico ao mostrar o currículo dos autores e o desenvolvimento da metodologia. É necessário, porém, desinteressa em certo momento. Passada essa parte, o livro é muito objetivo e prático.

Nota (1 a 5): 5

Atenção: A opinião, prós e contas, além da nota deste livro são estritamente de acordo com minha opinião pessoal e, por conta disso, pode divergir da sua. E tudo certo nisso.

Acha que minha opinião não faz sentido ou possui algum erro? Comente abaixo, por favor e a gente vai se falando.


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