O filme proposto é um videoclipe da música “Jeremy” do grupo norteamericano “Pear Jam. Pode ser encontrado em : https://www.youtube.com/watch?v=MS91knuzoOA ou em sua versão legendada (e sem cortes) https://www.youtube.com/watch?v=jGGWAm9PEqY
A Faixa etária prevista é de 16 a 18 anos, Ensino médio.
O videoclipe de duração de 5 minutos e 33 segundos tem como pano de fundo os massacres diversos ocorridos nos Estados Unidos e trata de maneira bastante direta e ainda assim poética as motivações envolvidas neste tipo de crime que torna-se mais frequente naquela sociedade.
O pequeno filme possui uma linguagem visualmente arrojada ao colocar inicialmente notícias de jornais acerca dos crimes perpetrados por adolescentes em escolas e contar retroativamente a estória de um menino que é negligenciado pelos pais, demonstrando a sua distanciação através de pistas visuais, como são os casos das roupas de adultos no varal e o capítulo bíblico “Gênesis 3:16” disposto no vídeo (acerca das dores da concepção). O vídeo simultaneamente mostra Jeremy – o personagem principal – pela floresta desenhando, correndo, vivendo quase como um selvagem. Avança mostrando como a escola, professores e seus pares estudantes o veem, sendo descrito como enfadonho, inofensivo, ignorado, até a frase autoritária “Porque eu disse que sim…” e torna para os seus pais em uma situação quase onírica, quiçá paranoica em que discute com seus pais por estes ignorá-los e vê seus pares da escola isolá-lo ao caçoarem dele. Em ambas as situações todos aparentam estar parados e apenas ele em movimento, dando a ideia de isolamento e incompreensão que este passa. A medida que esta situação avulta-se, as palavras que descrevem seu estado mental mudam para “adormecido”, “problemático”, “sombrio”, “problema”, “malvado” e “criança problemática”, quando aparece a frase emblemática “Ele disse que não tinha importância” possivelmente como um depoimento de um mal vindouro no clipe mas anunciando uma tragédia. Jeremy aparece envolto em chamas e a bandeira nacional norteamericana dá a ideia de ser algo nacional, epidêmico. O cantor da música – que até agora age como narrador da estória – faz o símbolo como atirar-se com os dedos e a frase “O espírito impuro se apossou”. Daí imagens de Jeremy e do cantor aparentando confusão intercalam-se até que ele entra em sala às 3:30 da tarde, agindo de maneira confiante e como ele vê a si mesmo, de seguida comete suicídio deixando a turma perplexa dando sentido à frase “Jeremy falou em sala hoje”, seu depoimento foi a violência.
Claramente a letra da música trata da violência entre adolescentes, pais, professores e sociedade com uma abordagem bastante direta e ainda assim poética. Interessante para trazer tal discussão entre pais, alunos, professores e funcionários da escola, inclusive verificar se algum aluno identifica-se com o personagem do clipe ou possui alguma interpretação diferente daquela proposta. Como produtos pedagógicos pode-se ter ações interdisciplinares diversas sobre os temas transversais relacionados: A tradução do texto, falar sobre bullying, investigar os massacres das escolas americanas, estudar as influências na sociedade atual, verificar o contexto doméstico brasileiro, tratar do perfil envolvido na violência, as relações humanas e psicopatias, entre muitas opções inclusive propostas pelos alunos.
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