The Knowledge of God and the Seven Cardinal Virtues: Fortitude - Fortitudo

A democracia e a ética na sociedade do conhecimento

Através da definição de internet descrita por TANENBAUM, 2003. (pg. 57) que descreve: “[CITAÇÃO]A Internet não é de modo algum uma rede, mas sim um vasto conjunto de redes diferentes que  utilizam certos protocolos comuns e fornecem determinados serviços comuns. É um sistema pouco usual no sentido de não ter sido planejado nem ser controlado por ninguém. ”  e de ROSS, 2008 (pg. 06) onde “[CITAÇÃO] (…) A internet tem por finalidade restringir o fluxo das comunicações locais ao âmbito de suas limitações físicas, permitindo o acesso a recursos remotos e o acesso de recursos locais por computadores remotos, quando necessário. ” Pode-se compreender que há muita diversidade de equipamentos e serviços que se pode acessar via internet.

Exclusão digital é um conceito dos campos teóricos da comunicação, sociologia, tecnologia da informação, história e outras humanidades, que diz respeito às extensas camadas das sociedades que ficaram à margem do fenômeno da cibercultura e da expansão das redes digitais.

UTAH University, 1999 descreve o termo “exclusão digital” indicando o lado dos excluídos; em outros idiomas os termos equivalentes a “brecha digital” ou “fissura digital” são preferidos (como no inglês digital divide e o francês fracture numérique). Contudo, os dois termos não são sinônimos perfeitos, pois “exclusão digital” se refere apenas a um indivíduo que não tem acesso à cibercultura,  enquanto a “brecha digital” faz referência à própria diferença entre excluídos e incluídos onde os primeiros não têm acesso ao mundo computacional e os segundos possuem.

Em contraposição, inclusão digital é a democratização do acesso às tecnologias da informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Para a transformação de informação em conhecimento (que trata dos conceitos discutidos acerca do tema Cibercultura por LEVY, 1999) dialoga diretamente com NERI, 2003, pg.101 que afirma a escolaridade média dos incluídos digitais é de 8,72 anos completos de estudo, enquanto os excluídos digitais apresentam a metade .(…)Entretanto, esses dados tomados como absolutos  não nos permite discernir a natureza da relação de causalidade envolvida”.

Fontes:

UTAH University and Center for Persons with Disabilities, Web AIM – (http://webaim.org/articles/visual/blind ), 1999. consultado em 03 de abril de 2018.

NERI, Marcelo Cortês (coordenador). Mapa da Exclusão Digital. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS, 2003

ROSS, Júlio. Redes de Computadores. 148 páginas – 1ª edição, 2008.

TANENBAUM, Andrew S. .Redes de Computadores trad. 4 ed., Elsevier, Rio de Janeiro, 2003.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.


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